Audiência Pública: ASCAMARI e a Situação dos Catadores de Resíduos em Imperatriz

.

Em alusão a Semana do Meio Ambiente e ao Dia do Catador, a Câmara Municipal realizou na manhã de quarta-feira (07), a Audiência Pública sobre a situação dos catadores frente ao descarte de resíduos em Imperatriz, com a presença de representantes da ASCAMARI, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz e estudantes do curso técnico de Meio Ambiente do IFMA, Campus Imperatriz.

Catadores e catadoras ao entrar na galeria entoavam o hino da associação com o seguinte refrão: “Perdi minha terra / perdi meu arroz / virei catador / na cidade depois (bis) / Minha mãe é a Cáritas / Meu pai o MCP / Nossa filha é a Ascamari / só falta chegar você”. Os estudantes do IFMA apresentaram cartazes de apoio aos que muito contribuem com o meio ambiente.

A audiência foi presidida pelo vereador Renê Sousa (PTB) junto com a Comissão Permanente de Planejamento, Uso, Ocupação, Parcelamento do Solo e Meio Ambiente, com os vereadores 1º vice Carlos Hermes (PC do B), 1º secretário Berson do Posto Buriti (SDD), 2º Secretário Antônio Pimentel (DEM) e demais vereadores presentes Bebé Taxista (Avante), João Silva (MDB), Flamarion Amaral (PC do B), Wanderson Manchinha (PSB), Adhemar Freitas Jr. (SDD), Aurélio Gomes (PT), Jhony Pan (PL), Ricardo Seidel (PSD), Zesiel Ribeiro (PSDB), Alberto Sousa (PDT), Cláudia Batista (PTB) e Rogério Avelino (DEM).

O catador e presidente da ASCAMARI, Sr. José Ferreira, o “Seu Zezinho”, que fez uso da Tribuna Popular onde defendeu que deve haver diálogo: “Companheiros e companheiras, e vereadores presentes também, pra debater e dialogar como nós vamos avançar nesse processo da coleta seletiva, do aterro sanitário e inclusão dos catadores. É um tripé. São essas três pernas que funcionam para desenvolver um trabalho ambiental adequado. Nós já temos espaço físico que foi concedido por esta casa com 2.400m², só que tá pequeno agora, só coube dois galpões”.

Participaram também desta audiência: Lurdes Nogueira (ASCAMARI), a Secretária do Meio Ambiente, Sra. Rosa Arruda, defensor público Dr. Fábio Carvalho, Dr. Gabriel Santana (defensor público), Jairo Santana Matos (Secretaria do Meio Ambiente), Fábio Batista (Secretaria do Meio Ambiente), Edna Cristina Silva (adjunta SEPLU), Jefferson Cardoso (Isabel Priscila (adjunta Secretaria Fundiária), Clerismar Pereira (Sedes), Prof. Zé Geraldo, Sheryda Carvalho (coord. Curso Tec. Meio Ambiente – IFMA),  Prof. Jhonny Santos (IFMA), Antônio Carlos Costa, Maria Nilzelia de Sousa.

Referências:

Cáritas - A Cáritas Brasileira promove ações de solidariedade nacionais e internacionais para o atendimento a comunidades afetadas por desastres socioambientais.

MCP – Movimento das Comunidades Populares.

ASCAMARI - A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz iniciou seus trabalhos em 21 de abril de 2010. Inicialmente, as instalações funcionavam no bairro Vila Redenção II, passando pela Vila Cafeteira até chegar à localidade atual, no bairro Recanto Universitário. Toda a renda adquirida é dividida entre os sócios da associação.

Assista esta audiência pública em nosso canal no Youtube: https://youtu.be/dYiPZI3DXLo

<iframe width="720" height="498" src="https://www.youtube.com/embed/dYiPZI3DXLo" title="AUDIÊNCIA PÚBLICA - QUARTA - FEIRA 07.06.2023" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

• 07/06/2023
  • Ingrid Chaves