Indicações nos bairros aprovadas e projeto é sancionado pelo Prefeito

Solicitada adequação na pista de skate da Praça Mané Garrincha e projeto da Pobreza Menstrual vira Lei.

Na manhã desta quinta-feira, 14, os vereadores discutiram sobre diversas indicações apresentadas pelos parlamentares do Poder Legislativo e que visam melhorias na cidade, além de ter sido anunciada a nova Lei 1.874/2021, sancionada pelo prefeito Assis Ramos, e que torna obrigatória a distribuição de absorventes em escolas do Município de Imperatriz. A adequação na pista de skate da Praça Mané Garrincha foi uma das indicações aprovadas na sessão, de autoria do vereador Aurélio Gomes (PT) ao Governo do Estado, para que possa atender as necessidades dos desportistas que a utilizam para treino, como é o caso da Fadinha, Rayssa Leal, medalhista Olímpica, e que postou em rede social no começo do mês, uma ação com outros skatistas tapando buracos no local.

Os vereadores Chiquim da Diferro (DEM), Jhony Pan (PL), Rogério Avelino (DEM), Adhemar Freitas Jr (SDD), Alex Silva (PL) e Zesiel Ribeiro (PSDB), tiveram aprovadas indicações de asfaltamentos com meios-fios, sarjetas e drenagens ou bloqueteamento, respectivamente no bairro Vila Mariana, Parque das Estrelas, Vila Jardim, no bairro da Caema, na Vila Vitória e Vila Nova.

Bebé Taxista (AVANTE) requereu a oficialização ao DNIT da solicitação de construção de uma passarela suspensa sobre a BR-010 em frente ao shopping Imperial, para evitar futuros acidentes e perdas de vidas, como o dramático atropelamento no final de setembro de uma mãe com uma criança de 01 ano, Maria Isis que não resistiu e morreu no local. Já a vereador Cláudia Batista (PTB) requisitou a limpeza do Riacho Bacuri, entre os bairros João Castelo e Vila Mutirão, para evitar as possibilidades de alagamentos no período de inverno que se aproxima.

Na Ordem do Dia, dois projetos foram aprovados por unanimidade na Casa, o Projeto de Lei 31/2021 de autoria do vereador Alex Silva (PL) que institui em Imperatriz a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio e a do vereador Rubinho Lima (PTB) que outorga o Título de Cidadã Imperatrizense à Terezinha de Jesus de Sousa Miranda Silva.

No uso da Tribuna, o Líder do Governo, vereador João Silva (MDB), pediu desculpas pelas palavras que proferiu aos colegas de quarta-feira, 13, e explicou que “ a fala foi motivada por um momento de emoção”.

“Uma ação gera sempre uma reação. Peço desculpas a quem se sentiu ofendido.  Ontem era para ser discutido o parecer de uma Comissão. Os servidores da saúde presentes aqui ontem, agora estão com a palavra, pois o parecer foi rejeitado e o projeto segue para as outras comissões. Chegou a hora de participarem. Que sejam convocados os representantes dos sindicatos e que façam uma emenda, se assim for o entendimento, para que seja adequada a matéria de maneira positiva para os funcionários e a sociedade”, finalizou.

O vereador Fábio Hernandez (PP), presidente da CCJ, usou o momento para explicar o trabalho desenvolvido pela comissão e salientou a importância do diálogo entre os colegas, independente das opiniões divergente entre oposição e situação.

“ Cabe à Comissão de Constituição e Justiça se manifestar sobre aspectos constitucionais legais e tem competência, em qualquer Câmara, seja ela municipal, estadual ou federal, de fazer audiências públicas para ampliar o debate”, explicou o vereador ao já anunciar que no próximo dia 21 fará outra Audiência Pública para debater sobre a Caema.

Lei Sancionada

Nas explicações pessoais, a vereadora Claudia Batista comunicou a sanção do projeto de lei de sua autoria e do vereador Wanderson Manchinha (PSB) feita pelo Prefeito Assis tornando obrigatória a distribuição gratuita de absorventes nas escolas públicas da cidade e que proporciona o acesso a produtos de higiene às estudantes.

“Um projeto debatido em âmbito nacional e que é importante para cuidar da saúde de várias mulheres e adolescentes que não têm condições de adquirir produtos de higiene devido a situação precária que vivem. Resolvemos duas situações importantes com essa Lei, a evasão escolar das adolescentes e a saúde delas, que com a ausência dos itens de higiene podem desenvolver sérias complicações. Estamos aqui construindo e deixando nossa história na Casa. Espero que no futuro, quando eu já não esteja mais aqui como vereadora, algumas adolescentes possam lembrar que passou uma mulher nessa Casa que trabalhou por levar dignidade para outras mulheres”, salientou a vereadora ao comunicar a nova Lei.

Homenagem aos Professores

Aprovada por unanimidade a Moção de Aplauso aos professores das escolas e universidades públicas e privadas de Imperatriz em homenagem ao Dia do Professor, comemorado todo dia 15 de outubro. A homenagem foi uma iniciativa da Comissão de Educação para destacar os docentes que foram demasiadamente afetados pelas mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19.

“Esses profissionais trocaram os quadros pelas telas, o caderno pelos computadores, tablets, celulares e levaram as salas de aula para suas casas. Os professores foram afetados diretamente na forma de ensinar, e muitos tiveram que improvisar material eletrônico, muitas vezes tendo que arcar com os custos para desempenharem bem seu oficio de ensinar”, lembrou a presidente da comissão, vereador Cláudia Batista.

• 14/10/2021 12:55:00
  • Fábio Barbosa