Vereador Adonilson defende mudança de nome de teatro de Imperatriz

Projeto de Lei propõe nome de Neném Bragança para o Teatro de Imperatriz

O Teatro de Imperatriz poderá receber o nome de Neném Bragança, como forma de homenagem a um dos ícones da cultura regional. A ideia encabeçada pelo Vereador professor Adonilson, do PCdoB ganhou força depois de uma ampla discussão com os representantes das associações e militantes ligados ao movimento cultural da cidade.

A iniciativa que deve se transformar em Projeto de Lei, além dereceber o apoio dos setores ligados a cultura e admiradores do artista, é embasada no Decreto nº 30.618, baixado pelo Governo do Estado que proíbe o uso de nomes de pessoas vivas em espaços públicos  ou que foram inseridas no relatório final da Comissão da Verdade como sendo responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura militar.

Para o vereador nada mais justo que homenagear um artista que sempre esteve ligado diretamente ao teatro e a música de Imperatriz. “Gullar que sequer nunca visitou a cidade está vivo e contraria o decreto de lei estadual que proíbe a veiculação de pessoas vivas a nomes de espaços públicos”, argumentou Adonilson.

A ligação com a música consagrou Neném Bragança e o deixou conhecido como o “papa festivais” nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. O artista também possui uma ligação estreita com o teatro.

Neném como era carinhosamente conhecido por fãs, parentes e amigos foi um dos componentes do grupo teatral, Oásis que tinha como demais membros Zeca Tocantins, Graça Ferraz, Jô Santos e muitos outros artistas que hoje integram a Fundação Cultural de Imperatriz.

Para o professor Carlos Leen, membro do Conselho Estadual de Cultura que participou das reuniões em torno do assunto, em todas as conversas com Didi Praes, Zeca Tocantins, Chico do Teatro e outros militantes da cultura local as ponderações foram encaixando-se bem na “certeza de reforçar o  legado e a importância cultural  de Neném”.

O Projeto de Lei que propõe a homenagem a Neném Bragança  fortalece as discussões acerca de uma ampla reforma  no prédio e parte técnica  para melhor conforto  dos artistas locais e do público.

• 22/01/2015
  • Site: Imperatriz Notícias