Tribuna Popular alusiva ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

São profissionais que tiveram grande importância no período mais grave da pandemia

Foi instalada no início da sessão desta quarta (13), Tribuna Popular com os representantes dos Conselhos dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, que abordou o dia desses profissionais, com homenagens relacionadas ao trabalho no combate a pandemia de covid-19.

Flávia Cristina Borba, que representou a classe, expôs que esses trabalhadores saíram de suas casas no período mais crítico da luta contra o coronavírus, colocando suas vidas em risco e mostrando a importância desses profissionais dentro dos hospitais, desde a emergência até as UTIs, após a alta, nos atendimentos ambulatoriais e domiciliares, tentando minimizar os efeitos do tempo de internação.

Cabe ao fisioterapeuta receber os pacientes, dar os direcionamentos nos primeiros socorros nos leitos, agindo contra a imobilidade no período em que estão acamados.

São pessoas que se doam juntamente com as equipes multiprofissionais. Com as fisioterapias aceleramos os processos de altas e diminuir os custos hospitalares. Gostaríamos de dar toda nossa gratidão a todos que se encontram aqui hoje.

Na sequência o fisioterapeuta Carlos Eduardo agradeceu pelo espaço, parabenizou a todos pelo seu dia e lembrou que todos colocaram sua saúde e suas vidas em risco, mas que o trabalho é feito com amor, através de imobilizações precoces, cuidados especiais e ventilação mecânica.

Os vereadores Adhemar Freitas Jr (SDD), Carlos Hermes e Flamarion Amaral (ambos do PCdoB), destacaram que esta é uma profissão relativamente nova, mas que teve uma enorme importância na recuperação das vítimas de covid. Reforçaram que os fisioterapeutas precisam ter mais espaço nos centros de saúde e hospitais e que são merecedores de toda honraria, pois esta foi uma das especialidades mais exigidas durante os momentos mais difíceis, travando uma batalha que aconteceu em todo o mundo, colocando inclusive suas famílias em risco.

• 13/10/2021
  • Fábio Barbosa