Vereadores destacam vitória contra a covid-19 e o Setembro Amarelo

O início do mês marca o encerramento das atividades do Hospital de Campanha em função da drástica queda nos casos de covid e a campanha de combate ao suicídio

Em sessão na semana passada, no uso da Tribuna, o vereador Flamarion Amaral (PCdoB), falou do último dia do Hospital de Campanha do Estado no Centro de Convenções, que teria suas atividades encerradas por falta de pacientes. Aberto no início de março deste ano, para atender exclusivamente pacientes com coronavírus (Covid-19), o Hospital foi resultado de uma parceria público/privada e contou com a participação do Governo do Estado, da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e da Suzano Papel e Celulose. Foram 60 leitos, 10 deles para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O vereador disse que iria falar em nome de todos os vereadores para poder exaltar o momento de grande felicidade, ligado diretamente a diminuição acentuada dos de covid. Enfermeiro, Flamarion pediu licença para retirar o terno e ficar com a camisa branca de trabalho da enfermagem, durante seu pronunciamento.

“Eu fiquei muito feliz em acompanhar a vitória que estamos tendo contra a covid-19. Há poucos dias fechou o hospital de campanha do município e agora está fechando o hospital de campanha do estado. Estamos vencendo, as pessoas estão se conscientizando da necessidade de vacinação. Tivemos em um único mês 84 óbitos, agora graças a Deus caiu drasticamente o número. Minha fala é de agradecimento aos profissionais de saúde que tanto se empenharam e se empenham em salvar vidas. Perdemos colegas de profissão, perdi uma colega de plantão, que trabalhava no hospital regional, perdemos médicos, enfermeiros, o vereador Buzuca e servidores desta casa. Aqueles que tanto se esforçaram para salvar as nossas famílias, o nosso povo, merecem nosso respeito. Muitos estão tristes, desempregados, mas Deus está à frente de tudo. Muito obrigado pelo que fizeram, colegas de saúde que trabalharam nas unidades e continuam lutando. Recebam nosso aplauso”, afirmou.

Cláudia Batista (PTB) aproveitou o ensejo para destacar o SETEMBRO AMARELO, mês dedicado a prevenção ao suicídio, desde 2015. Setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O mês é voltado para a atenção e cautela com esses casos, que tem crescido entre os jovens e tem se agravado, como um rastro das sequelas da pandemia do coronavírus. Hoje são registrados mais de 13 mil suicídios anuais no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Uma triste realidade que só aumenta. Mais de 90% dos casos estão relacionados diretamente a transtornos mentais, com a depressão com o pior deles, seguida de transtorno bipolar e síndrome do pânico.

​            A parlamentar pediu o apoio de todos e o engajamento na campanha, além de instituições, associações, lideranças e da sociedade em geral.

• 06/09/2021 16:35:34
  • Fábio Barbosa