12ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

Na última sessão ordinária desta semana, os parlamentares da Câmara Municipal de Imperatriz aprovaram uma série de indicações com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços públicos para a população imperatrizense, além de propor medidas concretas que minimizem os impactos da ausência de diversos serviços essenciais.
Um dos destaques da sessão foi o espaço dedicado à Tribuna Popular com centrais sindicais da região, como Força Sindical, CSB, CUT, Intersindical, NCST, UGT, Central Pública e Fetespulma, que debateram o Plebiscito Popular por um Brasil Mais Justo. A tribuna abordou o fim da escala de trabalho 6x1 e a taxação dos bilionários como forma de garantir a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.
Após o encerramento da tribuna, os parlamentares iniciaram a discussão da pauta do dia com a aprovação das matérias em questão. O vereador Jhony Pan (PSD) solicitou ao deputado federal Josivaldo dos Santos Melo (JP), ao deputado estadual Eric Costa, ao gestor municipal e ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos a realização de uma parceria para a revitalização da Praça Sagrada Família, no Bairro da Vilinha.
O vereador Rubinho Lima (Mobiliza) fez um pedido direcionado ao gestor municipal e ao secretário municipal de Saúde para a construção de um Posto de Saúde (UBS) no Bairro Itamar Guará. Ressalta-se que foi aprovada a indicação nº 105, em 18/02/2025, do vereador Jhony Pan, referente à construção da unidade básica de saúde (UBS).
O vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) solicitou à Ministra da Cultura, Margareth Menezes da Purificação Costa, bem como aos governos estadual e municipal, a realização de uma parceria para a construção de um “CEU da Cultura” no terreno em frente ao Fórum, ao lado do Restaurante Popular, próximo à Prefeitura, no Centro.
Nas demais indicações, o vereador Alcemir Costa (Podemos) solicitou a realização de parceria para a doação de barracas padronizadas aos feirantes da Vila Lobão, bem como a instalação de banheiros químicos aos domingos na referida feira. Já o vereador Berson Posto Buriti (PP) solicitou a pavimentação asfáltica ou o bloqueteamento da Rua da Igreja, no povoado KM 1700. Ressalta-se que foi aprovada a indicação nº 94, em 07/02/2025, do vereador Francisco Messias, com o mesmo pedido.
A vereadora Raymara Lima (PSD) solicitou a substituição das lâmpadas atualmente instaladas nos postes de iluminação pública da Avenida Bayma Júnior, no bairro Bom Jesus, por lâmpadas de tecnologia LED em toda a sua extensão.
O vereador Alberto Sousa (PDT) fez indicação solicitando a implantação de uma sala de jogos no Complexo Esportivo Barjonas Lobão. O vereador Adhemar Freitas (MDB) solicitou a revitalização da Praça Irapuã Menezes, localizada às margens da Rodovia BR-010, delimitada pelas ruas Benedito Leite e Minas Gerais, no bairro Entroncamento.
O vereador Francisco Messias (PDT) fez indicação com pedido de máxima urgência para a implantação de um sistema de registro de ponto remoto (digital, por aplicativo ou plataforma on-line) para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Encerrando as matérias da pauta, o vereador Fidelis Uchoa (AGIR) fez indicação direcionada ao gestor municipal, juntamente ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, para a pavimentação asfáltica da estrada de acesso ao povoado Cacauzinho. Ressalta-se que foi aprovada, em 08/04/2025, a indicação nº 185, do vereador Messias, com o pedido de empiçarramento da via principal do povoado.