Câmara inaugura Projeto Linha do Tempo em Movimento

A iniciativa resgata e valoriza a história do parlamento em Imperatriz

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta quinta-feira (4), a solenidade de inauguração do projeto Linha do Tempo em Movimento. A iniciativa reúne registros históricos e os principais acontecimentos do parlamento municipal, com o objetivo de aproximar a população, resgatar a memória e valorizar a história da cidade.

O projeto está exposto na sede da Câmara e apresenta fatos marcantes da trajetória política e legislativa de Imperatriz, oferecendo à comunidade um espaço de memória e valorização cultural. Além de preservar a história, a proposta também se consolida como alternativa para visitação e conhecimento sobre a evolução do parlamento e suas legislaturas.

Valorização da história do parlamento

Durante a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Adhemar Freitas Jr (MDB), agradeceu a colaboração de todos que contribuíram para a realização do projeto e destacou a dificuldade em reunir registros históricos da Casa. Ele fez menção especial aos autores da obra “Poder Legislativo – Memórias do Parlamento Imperatrizense”, que serviu como fonte para a construção do acervo.

Um dos autores, Ribamar Silva, ressaltou a importância da iniciativa e a relevância da preservação e divulgação da memória parlamentar. Também prestigiaram o momento os servidores e coautores do livro, Matheus Gabriel Diniz Costa e Adriano da Silva Borges, que participaram ativamente do projeto.

O servidor da Casa e autor da obra, Matheus Gabriel, destacou que “A Linha do Tempo na Câmara Municipal de Imperatriz valoriza a memória política da cidade e registra a evolução do parlamento para que futuras gerações compreendam sua história. Como disse Olavo de Carvalho: ‘Quando não temos consciência das origens históricas dos nossos hábitos e julgamentos cotidianos, tornamo-nos reféns da sociedade presente, dando valor de coisa eterna, absoluta e imutável ao que é temporal, relativo e transitório”.

Solenidade de inauguração

O evento contou com a presença dos vereadores, de diversas autoridades e da comunidade. Entre os participantes estavam o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, acompanhado da primeira-dama, Perla Amaral. Ex-vereador da Casa, Rildo destacou a relevância do projeto e o orgulho em ver a história de Imperatriz preservada pelo parlamento.

“É um orgulho por vocês, 21 vereadores, estarem contando a história de Imperatriz com a vivência desta Casa. Aqui é a minha origem e eu confio em vocês”, declarou.

A secretária de Educação, Genilza Sipião, ressaltou a relevância do projeto para a formação cidadã. “É um momento de trazer nossos estudantes para compreender a dimensão do papel de cada vereador na construção da nossa cidade. O espaço também pode ser utilizado em projetos interdisciplinares, fortalecendo a integração entre história, cidadania e educação”, afirmou.

Também estiveram presentes o diretor do Fórum de Imperatriz, Marcos Antônio, o comandante da Aeronáutica, Itamar, o comandante da Marinha, Josélio Vieira, o secretário de Segurança Pública e vereador licenciado, Ricardo Seidel, a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Gabriela Bonfim, e o secretário de Administração do Município, Rômulo Andrade.

 


  • 04/09/2025
  • Huerbert Dias
  • Wallisson Santos