Câmara Municipal aprova criação do Dia “D” para Educação Financeira nas escolas de Imperatriz

Os vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz aprovaram, durante as votações da Ordem do Dia na sessão desta quarta-feira (30), o Projeto de Lei Ordinária nº 9/2025, de autoria do vereador Adhemar Freitas Jr. (MDB), que versa sobre a criação do “Dia D” da Educação Financeira nas escolas públicas e privadas do município.
O projeto institui a data comemorativa a ser realizada no dia 14 de março, ou no primeiro dia útil após essa data, nas escolas do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto privada de Imperatriz. O objetivo é levar noções de educação financeira aos alunos, abordando temas como gestão de recursos e planejamento, além de capacitar profissionais e estudantes por meio de cursos, palestras e atividades educativas voltadas à temática.
A proposta também prevê que entes públicos e privados possam firmar parcerias com organizações não governamentais, associações e outras entidades, com o intuito de implementar as ações e objetivos pretendidos pelo “Dia D” da Educação Financeira nas unidades escolares do município.
Durante a discussão, o vereador Wanderson Manchinha (MDB) destacou o impacto positivo da medida para a formação de crianças e jovens, ressaltando que a falta de controle financeiro pode acarretar consequências graves. “O mau uso do dinheiro pode levar até a casos extremos, como o suicídio”, pontuou.
O vereador Alberto Sousa (PDT) relembrou que, há alguns anos, apresentou um projeto que visava incluir a disciplina de empreendedorismo nas escolas, diante da necessidade de preparar os estudantes para o mercado. “Nós somos educados a sermos empregados, e se observarmos bem, as pessoas que são bem-sucedidas, geralmente, são os comerciantes, que geram renda e emprego. São esses que têm um poder aquisitivo melhor”, afirmou, defendendo a educação financeira como necessidade para as famílias da região.
A vereadora Raymara Lima (PSD) ressaltou que boa parte das escolas particulares do município já oferecem a disciplina de educação financeira, juntamente com aulas teóricas e práticas de empreendedorismo. “É importante que, assim como as escolas da rede privada, as instituições públicas também deem essa oportunidade às crianças”, defendeu.