44ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

Na manhã desta terça-feira (9), a Câmara Municipal de Imperatriz realizou a 44ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura, com a discussão das proposições apresentadas no expediente do dia.

Um dos destaques da sessão foi a entrega de Moção de Aplauso, de autoria da vereadora Rosângela Curado (PL), à senhora Camila da Silva Brandão Policarpo, vencedora do primeiro lugar na categoria Microempreendedora Individual do Prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócios 2025.

Ela concorreu com mais de cinco mil mulheres de todo o país, alcançando destaque nacional e representando a cidade de Imperatriz. Formada em Engenharia de Produção, Camila é empresária do ramo de alimentos há quatro anos e proprietária da Dussiê Confeitaria, reconhecida pela valorização da regionalidade, especialmente com o brownie meio amargo com coco babaçu.

Camila explicou que a Dussiê Confeitaria nasceu durante a pandemia, após enfrentar dificuldades financeiras ao ser dispensada da empresa em que trabalhava. Ela relatou que utilizou os recursos da rescisão contratual para iniciar o negócio, movida pela coragem e determinação. “Nós estamos conseguindo levar nossos produtos para todo o estado e o país, inclusive para fora, como Portugal e Alemanha, e ter esse reconhecimento é muito importante, porque mostramos nossa cultura”, destacou.

No início das discussões, os vereadores aprovaram a Moção de Pesar nº 2/2025, de autoria do vereador Júnior Gama (PSD), à família do senhor Francisco Demontier Tavares Paiva, pelo seu falecimento. Natural de Crato (CE), ele dedicou parte importante de sua vida a Imperatriz, para onde veio em 1998 atuar como gerente do Bradesco, instituição na qual trabalhou por 26 anos. Também exerceu funções no Banco Rural e atuou como empresário, sempre com dedicação e seriedade.

Foi aprovada também a Moção de Aplauso nº 19/2025, de autoria do vereador Wanderson Manchinha (MDB), à Federação de Karatê do Maranhão, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 31 anos de história e, em 2025, pelo desempenho da delegação maranhense no Campeonato Brasileiro de Karatê da CNKB, realizado em novembro, em Fortaleza (CE). O Maranhão garantiu a 7ª colocação geral entre os estados participantes. A equipe contou com 70 atletas de diversas cidades do estado, sendo 32 de Imperatriz, e conquistou 42 medalhas: 11 de ouro, 12 de prata e 19 de bronze.

Nas indicações, os vereadores aprovaram a proposição do vereador Berson do Posto Buriti (PP), que solicita o recapeamento asfáltico das ruas São Francisco e Santo Antônio, em todas as suas extensões, no Povoado Centro Novo.

O vereador Fidelis Uchôa (Agir) apresentou indicação para que sejam tomadas providências visando à recuperação e pavimentação asfáltica da Rua C10, no bairro Jardim Tropical. Já o vereador Adhemar Freitas Jr. (MDB) solicitou a continuação da Avenida Sabiá das Laranjeiras, no bairro Santa Inês, até o Residencial Canto da Serra, interligando-o ao Residencial Sebastião Régis, com pista duplicada.

O vereador Júnior Gama (PSD) pediu a realização de parceria para a recuperação da camada asfáltica da Rua Rui Barbosa, nos trechos que abrangem os bairros Três Poderes e Juçara, até a Escola Cebama. Encerrando as indicações, o vereador Francisco Messias (PDT) solicitou, com máxima urgência, a organização e execução de uma campanha de conscientização e mutirão pela Saúde do Homem, com foco na realização de procedimentos cirúrgicos de vasectomia e postectomia (fimose).

Na ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 97/2025, de autoria dos vereadores Alberto Sousa e Jorgiana da Boca da Mata, que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao senhor José Jorge Figueiredo dos Anjos.

  • 09/12/2025
  • Wallisson Santos
  • Wallisson Santos