5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal do 2º semestre de 2022

.

Nesta manhã de terça-feira (16), fez uso da Tribuna o engenheiro agrônomo Lourival Sousa Silva, coordenador de gerenciamento da central de embalagens vazias de defensivos agrícolas, abrangendo as cidades de Marabá-PA até Bacabal-MA, onde explanou sobre o Dia Nacional do Campo Limpo,  comemorado anualmente no dia 18 de agosto com atividades nas escolas e órgãos públicos, onde agricultores, fabricantes, distribuidores e agentes do poder público celebram os resultados do Sistema Campo Limpo.

Com essas atividades, o Sistema, que é referência mundial na destinação adequada dessas embalagens, vai comemorar seus bons resultados. São mais de 575 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas corretamente destinadas desde 2002. Atualmente, o programa encaminha para reciclagem 94 de cada 100 embalagens recebidas.

Para acompanhar as atividades, siga as redes sociais do inpEV e acesse https://inpev.org.br/dncl/

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor, organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Sobre o inpEV

Desde 2002, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é entidade gestora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Assista em nosso canal no Youtube: https://youtu.be/wb7HPQ_M1m8

• 16/08/2022