Aprovada Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026

Matéria orçamentária foi aprovada em duas discussões após quebra de interstício aprovada pelos parlamentares

Os vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz se reuniram na manhã desta quarta-feira (7) para a realização da 51ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura, com a discussão e aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 15/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata das Diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2026. Também foi apresentado o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2025, de mesma autoria, que estima a Receita e fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2026, mas que não foi discutido em razão de questões técnicas.

Um dos destaques das discussões foi a inclusão da Emenda Modificativa nº 4/2025, que acrescenta ao Projeto de Lei Ordinária nº 15/2025 o percentual das emendas impositivas, conforme já deliberado anteriormente pelo parlamento. A emenda estabelece o limite de 2% para o atendimento das programações de emendas impositivas individuais e coletivas, que integrarão a Lei Orçamentária Anual e constituirão programação de execução obrigatória. O projeto que dispõe sobre as Diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2026 foi aprovado em duas votações, após pedido de quebra de interstício solicitado pelo vereador Rubinho Lima (Mobiliza), sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é essencial não apenas para definir as metas e prioridades da administração municipal, mas também para garantir a transparência da gestão pública, assegurando a eficiência da estrutura administrativa e do orçamento do município. A LDO ainda estabelece parâmetros relacionados às despesas do município e aos encargos com pessoal. Durante a sessão, o presidente da Casa, Adhemar Freitas Jr. (MDB), informou que a sessão ordinária prevista para esta quinta-feira (7) será realizada na próxima terça-feira (13), em razão de reunião dos vereadores na sala das comissões para apresentação das emendas parlamentares à Secretaria Legislativa, a fim de que o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2025 esteja apto para votação em plenário na próxima semana.

A Câmara Municipal de Imperatriz convida a imprensa e toda a comunidade a acompanharem as discussões da próxima sessão ordinária, que será realizada na terça-feira (13), a partir das 9h, no plenário Léo Franklin. A Câmara Municipal de Imperatriz reafirma o compromisso com a transparência e com a promoção do bem-estar de toda a comunidade imperatrizense.

  • 07/01/2026
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos