Audiência Pública: Apresentação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária do Fundo Municipal de Saúde do 3º Quadrimestre de 2023

.

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou na manhã desta quarta-feira (28), a Audiência Pública, no Plenário Léo Franklin, sobre a “Apresentação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária do Fundo Municipal da Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2023”.

A audiência de apresentação do relatório teve a participação da chefe da pasta da saúde, a senhora Doralina Marques, acompanhada da diretora do Socorrão, Priscila Ventura, do diretor do Socorrinho, Dirceu Castro e do coordenador de Atenção Primária à Saúde, Railton Lima.

A frente dos trabalhos, esteve a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador João Silva (MDB). Durante a audiência, foram apresentados os dados financeiros e um balanço das principais ações realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do período em questão.

Doralina Marques destacou os investimentos e gastos de manutenção realizados na rede de atenção básica, nos programas de vacinação, na compra de medicamentos e insumos, além das melhorias nas instalações das unidades de saúde. “A região de Imperatriz é composta por 16 municípios, totalizando uma população de 559 mil habitantes, mas nós somos referências para 43 municípios, totalizando uma população de mais de 1 milhão de pessoas”.

No decorrer da audiência, a chefe da pasta da saúde destacou também os números de profissionais e as ações realizadas do período. “Nós temos, atualmente, 4.673 profissionais na secretaria municipal de saúde entre efetivos, nomeados e contratados. Na produção da atenção básica, nós fizemos pequenos procedimentos cirúrgicos e foram realizados 35.315 procedimentos clínicos, 10.773 finalidades diagnósticas, 10.077 ações de prevenção e promoção à saúde”.

O debate foi produtivo e contribuiu para o controle social e a transparência na gestão dos recursos destinados à saúde pública. No encerramento da Audiência Pública, o vereador João Silva ressaltou a importância do acompanhamento constante da execução orçamentária do Fundo Municipal da Saúde e reafirmou o compromisso da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social em fiscalizar e garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

• 28/02/2024
  • Gidel Sena