Audiência Pública sobre Energia Solar com a presença de representantes da Equatorial

.

Realizada nesta manhã de quinta-feira (08), a Audiência Pública para discutir sobre o segmento de geração fotovoltaica, com o propósito de orientar consumidores que desejam solicitar a instalação de energia solar em seu imóvel.  A solicitação foi feita pelo Presidente da Câmara, vereador Alberto Sousa (PDT), direcionada para a Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Gênero, presidida pelo vereador Aurélio Gomes.

Participaram desta Audiência Pública representando a Equatorial, a Gerente de Relacionamento da Regional Sul, Mirelly Carvalho, o superintendente regional da companhia energética, Felipe Muzitano Vianelli, Lauro Nascimento (representante de ações nas comunidades) e Linerken Melo (Consultor).  Registrado também a presença do Sr. Leonardo Leocádio (CDL).

“Tendo em vista o número de pessoas que estão pontuando a demora na ligação dessa energia à rede da Equatorial, nós temos ciência de que a empresa, baseado no que nos passaram está fazendo o trabalho de suporte, mas não está atendendo a necessidade da cidade de Imperatriz”, justificou Alberto Sousa sobre a pauta desta audiência.

Participaram os vereadores: Flamarion Amaral (PCdoB), Wanderson Manchinha (PSB), Carlos Hermes (PCdoB), Adhemar Freitas Jr. (SDD), Rogério Avelino (DEM), Bebé Taxista (Avante), Roberto da Estrada do Arroz (PP), Renê Sousa (PTB), Claudia Batista (PTB), Antônio Pimentel (DEM)

A utilização de energia solar é feito a partir da contração, por parte do cliente interessado, de empresas especializadas que serão responsáveis por apresentar a Equatorial um projeto técnico para solicitar um parecer de acesso ao imóvel e em seguida a instalação da placa solar, após a aprovação, os aparelhos do sistema solar serão montados pela empresa contratada e na sequência é feita a solicitação de uma vistoria e conexão junto à concessionária. A partir daí, técnicos da Equatorial vão até a unidade consumidora e fazem a substituição do medidor comum, por um medidor bidirecional, cuja função será a de apurar a geração de energia e o consumo.

A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes.

O Grupo Equatorial iniciou sua atuação no mercado de energia investindo em distribuição. Hoje, a empresa desempenha atividades em transmissão, geração, comercialização, além da área de telecomunicações e serviços. As empresas que fazem parte do Grupo são a Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Equatorial Telecom, Sol Energia e Equatorial Soluções. Hoje, o grupo atende quase 10% do total de consumidores brasileiros e responde por 6,5% do mercado de distribuição do país.

Assista agora em nosso canal no Youtube: https://youtu.be/KGU2Ee2TSn0

• 08/12/2022 13:17:00