Câmara de Imperatriz retoma discussão sobre matérias orçamentárias do município

Sessões ordinárias foram suspensas em razão das festividades de final e início de ano

Na manhã desta terça-feira (6), a Câmara Municipal de Imperatriz realizou a 50ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura, após a suspensão das atividades em razão das festividades de Natal e Ano-Novo. Durante a sessão, as matérias orçamentárias foram apresentadas, porém não houve debate em razão da ausência de quórum, permanecendo sem aprovação.

Na pauta do dia, foi apresentado o Projeto de Lei Ordinária, de autoria do Poder Executivo, nº 15/2025, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2026. Também foi apresentado o Projeto de Lei Ordinária, de mesma autoria, nº 17/2025, que estima a Receita e fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2026. Ambas as matérias são essenciais para o andamento dos serviços públicos de Imperatriz no ano de 2026.

O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Adhemar Freitas Jr. (MDB), reforçou que a Casa, por questões legais, não pode tratar de outros projetos de autoria dos vereadores, em razão de determinação legal que restringe a discussão exclusivamente às matérias orçamentárias, salvo exceções previstas em lei. Adhemar Freitas Jr. também ressaltou que, mesmo durante o período de recesso, o Parlamento permaneceu ativo, fiscalizando e acompanhando os serviços públicos em diversas regiões de Imperatriz.

O vereador Alcemir Costa (Podemos) também usou a tribuna para celebrar os trabalhos realizados pelo Legislativo no ano de 2025 e reforçar o compromisso com a população para o ano de 2026, destacando a importância da adoção de medidas essenciais para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da comunidade. Já o vereador Ricardo Seidel (PSD) lembrou que 2026 será um ano eleitoral e destacou a necessidade de o Parlamento intensificar o diálogo com a população, buscando atender demandas que reduzam os impactos do aumento da carga tributária, além de promover ações voltadas à saúde, geração de emprego, segurança e dignidade para Imperatriz e para o estado.

A Câmara Municipal de Imperatriz reafirma o compromisso com pautas e ações que beneficiem toda a população, garantindo a continuidade dos serviços essenciais e a efetivação das leis e garantias previstas na Constituição Federal.

 

  • 06/01/2026
  • Danielle Luz
  • Wallisson Santos