Indicação propõe programa de distribuição gratuita do medicamento “Mounjaro” em Imperatriz

Vereador Wanderson Manchinha (MDB) solicita parceria entre município e deputado federal Josivaldo JP para ampliar acesso ao tratamento de diabetes tipo 2

Na manhã desta quarta-feira (22), o vereador Wanderson Manchinha (MDB) apresentou a indicação nº 1013/2025 solicitando ao deputado federal Josivaldo (JP), ao gestor municipal e ao secretário municipal de Saúde a criação de uma parceria para implantação de um programa de distribuição do medicamento “Mounjaro” na rede pública de saúde.

Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir acesso gratuito ao medicamento para pessoas diagnosticadas e acompanhadas pelas unidades de saúde municipais, contribuindo para o controle e prevenção de complicações da diabetes, uma das doenças crônicas mais comuns do país.

Manchinha explicou que o medicamento é utilizado no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, auxiliando no controle glicêmico e na melhoria da qualidade de vida de quem convive com a doença. Ele destacou que a indicação busca facilitar o acesso da população a um tratamento eficaz, ainda considerado inacessível para grande parte dos pacientes.

“Nossa cidade tem muita gente acometida por essa doença e sei que Imperatriz tem capacidade de promover um programa como esse, a fim de facilitar a vida dessas pessoas”, ressaltou o vereador.

A vereadora Rosângela Curado (PL) defendeu a proposta e acrescentou que “a matéria é muito importante, pois diz respeito ao que tratamos na atenção básica de saúde, essa doença que é tão prejudicial e pode custar muito, tanto ao paciente quanto ao governo, se tratada mais tarde”.

A matéria foi subscrita pelos vereadores Rosângela Curado (PL), Alcemir Costa (Podemos), Francisco Messias (PDT), Rodrigo Brasmar (PSDB) e Mesaac Cirqueira (Avante), e será encaminhada ao Executivo Municipal para providenciar os meios para a execução da indicação.


  • 22/10/2025
  • Huerbert Dias
  • Huerbert Dias