IPTU de Imperatriz é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

.

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou uma Audiência Pública nesta manhã (04) para discutir o aumento do IPTU na cidade. O encontro contou com a presença de representantes da prefeitura, do judiciário, da sociedade civil e dos vereadores, que debateram os motivos para o reajuste do imposto, a forma como foi calculado e os impactos que terá na vida dos contribuintes.

O vereador o propositor da audiência, Flamarion Amaral (PV), ressaltou a importância da transparência por parte do poder público na justificativa do aumento do IPTU, defendendo que a cobrança seja feita de forma justa e equitativa para todos os cidadãos. Já a Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Gênero, presidida pelo vereador Aurélio Gomes (PT) e demais membros, manifestou preocupação com o impacto do aumento do imposto, especialmente para as famílias de baixa renda.

O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação dos municípios e afeta diretamente a vida dos cidadãos, por isso é essencial que haja espaços como audiências públicas para esclarecimentos, debates e contribuições da população. Os vereadores presentes destacaram a importância de pensar em alternativas para evitar que a alta carga tributária prejudique ainda mais aqueles que já enfrentam dificuldades financeiras.

A participação da sociedade civil em espaços como esse é fundamental para garantir o diálogo entre os poderes públicos e a comunidade, assegurando que as decisões tomadas estejam alinhadas com as necessidades e demandas da população. A Comissão de Defesa do Consumidor se comprometeu a analisar as sugestões apresentadas durante a audiência e buscar soluções que conciliem a arrecadação municipal com a justiça social.

• 04/04/2024
  • ASCOM