Sessão ordinária aprova indicações nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana e inclusão social

Vereadores apresentaram demandas para pavimentação, revitalização de espaços públicos, melhorias no trânsito e apoio ao esporte para pessoas com deficiência visual

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta terça-feira (25), a 9ª Sessão Ordinária do 4º Período da 20ª Legislatura. Durante a sessão, os vereadores aprovaram indicações voltadas para diferentes regiões do município, com demandas nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana e inclusão social.

Além das indicações, os vereadores aprovaram, na Ordem do Dia, dois Projetos de Lei de autoria dos vereadores Berson do Posto Buriti (PP) e Júnior Gama (PSD).

O Projeto de Lei Ordinária nº 98/2025, de autoria do vereador Berson do Posto Buriti, institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Imperatriz o “Aniversário do Residencial Canto da Serra”, a ser celebrado no dia 6 de outubro, e dá outras providências. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 17/2026, de autoria do vereador Júnior Gama, que denomina o campo de futebol localizado no Loteamento Residencial Colina Park como “Campo Kaio Henrique Lima da Silva”.

Outro projeto, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em primeira discussão e votação. Trata-se do Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Conselho Municipal de Saúde e revoga integralmente a Lei Municipal nº 1.537, de 18 de dezembro de 2013.

Infraestrutura

Nas indicações voltadas à infraestrutura, os vereadores apresentaram demandas para diferentes regiões de Imperatriz. O vereador Jhony Pan (PSD) apresentou indicação solicitando a realização de parceria para o bloqueteamento ou pavimentação asfáltica, com implantação de meios-fios e sarjetas, nas Ruas Norte Sul 04, 05 e 06, no bairro Teotônio Vilela I. O pedido foi direcionado ao deputado federal Josivaldo dos Santos Melo (JP), ao deputado estadual Eric Costa, ao gestor municipal e ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O vereador Carlos Hermes (PT) solicitou a reforma e revitalização da Praça São Miguel, localizada no bairro Parque Anhanguera. Já o vereador Francisco Messias (PDT) apresentou indicação para que sejam adotadas as providências necessárias para a construção de uma ponte na Rua Colinas, nº 130, entre as ruas Rio Branco e Rio Verde, no bairro Vila Brasil.

A vereadora Jorgiana Boca da Mata (PL) solicitou, em caráter de urgência, a execução de obras de pavimentação asfáltica ou bloqueteamento, drenagem, limpeza e saneamento básico na Rua F, em toda a sua extensão, no bairro Ouro Verde.

O vereador Rodrigo Brasmar (Republicanos) apresentou indicação solicitando a formalização de parceria entre diversos agentes públicos para a realização de serviços de abertura e adequação das vias públicas, incluindo piçarramento, bloqueteamento e/ou pavimentação asfáltica das ruas do bairro Vila Davi. A proposta também solicita que as ações sejam incluídas no Programa Meu Bairro Valorizado.

Mobilidade urbana

Na área de mobilidade urbana, a vereadora Terezinha Soares (Podemos) apresentou indicação direcionada ao prefeito e ao Superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, solicitando a implantação de um semáforo no cruzamento da Rua Pernambuco com a Avenida JK, no bairro Nova Imperatriz.

Inclusão social

Encerrando as indicações da sessão, os vereadores aprovaram a indicação do vereador Alberto Sousa (PDT), que solicita ao prefeito, ao secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude e ao presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Imperatriz (ASDEVI) a adoção das providências necessárias para apoiar e viabilizar a implantação e o desenvolvimento do Projeto Futebol de Cegos. A proposta prevê a criação e estruturação de uma equipe de futebol voltada à modalidade, ampliando as oportunidades de prática esportiva e inclusão para pessoas com deficiência visual.

  • 25/08/2026
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos